MITOS E VERDADES SOBRE A CASPA
A caspa é um dos maiores incômodos na rotina de beleza das mulheres, depois de tantos cuidados lavando, hidratando e finalizando, pode ser muito irritante se deparar com os temidos floquinhos brancos.
Na hora de tentar eliminar o problema, muitas ainda têm algumas dúvidas e alguns mitos muito comuns ainda rondam, dificultando o tratamento.
Confira os 4 mais comuns e esclareça as suas dúvidas!
Mito 1: A caspa é causada pelo ressecamento do couro cabeludo
Um erro bastante comum é confundir a descamação de um couro cabeludo seco com a caspa, mas não necessariamente um é a causa do outro. Embora os floquinhos brancos possam ser causados pela falta de hidratação na raiz dos cabelos, existem outros fatores que também podem estar criando o problema, como fungos e desiquilíbrios hormonais. Uma boa dica para os distinguir é notar o tamanho dos flocos: na caspa, eles são maiores e não caem com tanta facilidade quanto a pele seca da região do couro cabeludo.
Mito 2: Shampoos comuns podem eliminar a caspa
Os shampoos comuns podem limpar o couro cabeludo, no entanto apenas "camuflam" temporariamente o problema da caspa, ao invés de o tratarem. Por isso, é muito importante investir em uma boa linha de tratamento anti-caspa, adequadamente formulada para atacar o problema ao mesmo tempo que limpa e hidrata os cabelos em profundidade.
Mito 3: Lavar os cabelos todos os dias provoca caspa
A confusão entre caspa e couro cabeludo seco pode levar a um outro mito: algumas pessoas acreditam que lavar a cabeça com muita frequência pode agravar o problema dos floquinhos brancos. No entanto, o hábito, aliado a uma linha específica, contribui para a saúde dos cabelos e ajuda a eliminar o problema. O ideal é não usar água muito quente e, se possível, lavar os fios em dias alternados, para evitar o ressecamento da pele.
Mito 4: Todos os shampoos anti-caspa ressecam os fios
Alguns shampoos anti-caspa são tão agressivos no combate ao problema que acabam deixando os cabelos ressecados por conta de ativos responsáveis pelo tratamento. No entanto, hoje em dia existem fórmulas enriquecidas com agentes hidratantes que não prejudicam a saúde dos fios, deixando-os saudáveis, brilhosos, e livres de caspa.
O segredo para acabar com a caspa é manter controlada a oleosidade do couro cabeludo, lavando o cabelo diariamente com shampoos anti-caspa ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol.
Estes shampoos possuem ingredientes que refrescam o couro cabeludo e diminuem a oleosidade desta região, sendo ótimos para acabar com a caspa e a coceira que ela provoca.
Alguns ótimos exemplos de shampoos anticaspa são:
Shampoo anticaspa Clear. Preço aproximado: 8 reais;
Shampoo anticaspa medicasp. Preço aproximado: 25 reais;
Shampoo anticaspa da Vichy. Preço aproximado: 52 reais;
Dicas importantes:
O shampoo deve ser utilizado diariamente ou todas as vezes que lavar os cabelos. Deve-se deixar o shampoo atuar por pelo menos 2 minutos e depois enxaguar e aplicar um condicionador, no comprimento dos cabelos até as pontas.
Quem tem cabelos secos ou danificados pode usar estes shampoos apenas na raiz dos cabelos e não esfregar no comprimento dos fios, deixando que somente a espuma passe por esta parte do cabelo. Isto já será suficiente para limpar profundamente a raiz sem danificar o comprimento dos fios.
Para deixar o cabelo mais macio e sedoso pode-se usar uma máscara, creme de massagem ou condicionador no comprimento dos cabelos deixando uma distância de cerca de 3 ou 4 dedos da raiz.
Importante:
Os shampoos anticaspa são indicados para o tratamento da caspa quando ela está presente, não sendo necessário quando ela já está controlada.
http://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/mitos-e-verdades-sobre-a-caspa-saiba-tudo-sobre-a-descamacao-do-couro-cabeludo_a10667/1
Comentários
Postar um comentário